Beringelas

scaringela

Beringelas

Fui surpreendido esta manhã com a notícia do falecimento do Engenheiro Saringela que em três ocasiões foi  o Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego na cidade de São Paulo. Fui surpreendido pois procurava por notícias suas na rede talvez movido por algumas lembranças quando recordava tempos em que pude conhecer seu trabalho mais de perto nessa companhia.

Posso dizer pela convivência que tive conhecendo sua atuação e seu trabalho que tinha sempre a convicção de estar fazendo um trabalho que pudesse melhorar a vida das pessoas no seu dia a dia tornando seu deslocamento para seus objetivos melhor, mais facil e mais rápido.

Várias ocasiões posso até como cidadão não ter concordado tecnicamente com diretrizes suas, mas sempre apreciei sua tenacidade, conhecimento do assunto e espírito de inovação buscando e tentando viabilizar novas soluções onde antes nada havia.

Aberto a mudanças, discussões e novas tecnologias foi inúmeras vezes obstado pelas más administrações coronelescas e ignorantes da ditadura militar durante a época em que atuou. Cheguei a ter contacto direto apenas poucas vezes com ele porem conhecia seu trabalho.

Sempre com uma atenção especial, não deixava de cumprimentar seus funcionários. Havia um dia em que pessoalmente dedicava-se a atender os munícipes na sala em que ocupava seu gabinete ao lado do advogado da empresa.

Preocupação e respeito com seus funcionários o mais importante patrimônio seu na empresa que criou, sempre foi o seu sistema. Fez questão de examinar pessoalmente todas as salas da empresa após o episódio de terror no Rio Centro em 30/04/81.

 Muitos municipes o procuravam para apenas xinga-lo culpando-o por seus transtornos numa cidade sem planejamento e geometria. Era muitas vezes chamado de orgulhoso e prepotente, “um bringela” diziam em alusão ao seu nome. Deixava que falassem e não discutia.

Derta ocasião o Chinês nos chamou em sua pequena sala e nos mostrou  um documento do auto de infração. Estes dados encontravam-se na listagem de computador pre-processada de onde seria posteriormente gerada uma notificação e enviada pelo correio ao interessado.

Passou-nos a listagem sem dizer nada segurando o queixo e abanando a cabeça. Havia assinalado com destaca-texto o campo com o nome da rua: rua que sobe e desce e desaparece.

Havia outra anotação: Rua das Bringelas. Foi suficiente para que um plano fosse colocado em execução. Duvidoso na eficiência, mas ele queria...A idéia que efetivamente foi colocada em prática era gerar uma lista com nomes e expressões que pudessem lembrar o nome beringela e expressões envolvendo toda e qualquer expressão sem sentido mais usada popularmente e palavrões. A lista era inesgotável, mas foi uma tentativa.

O engenheiro não chegou a tomar conhecimento desse alvoroço toda. Em seu gabinete sempre que mencionavam o alcunha sempre achava uma coisa divertida. Ajudava a humanizar as pessoas e não o aborrecia de modo algum.

 

 

 

Voltarnavback