pergola canalfotofotofototopopinacotecaorquidarioorqemissariootakeleaobolsaingacopa

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (1772 votos)




ONLINE
1





--------------------------------

Visitantes até o momento:


Mensagem de Natal 2014
Mensagem de Natal 2014

O ENCONTRO, A VIVÊNCIA E A DESPEDIDA

 

Hora do encontro anual. O encontro com a folha em branco. O escritor tem na tarefa de escrever um trabalho solitário. É apenas ele e mais ninguem alem de seus medos e sua coragem. Alem do montante de sua conta vivida que decidiu compartilhar. Uma conta que afinal de contas talvez não seja maior que a de muitas pessoas e muitos amigos com os quais partilha essa experiência diária do quotidiano.

Hora de refletir, resumir sintetizar,  tentar avaliar e apreçar passagens e fatos. Sinto que nem sempre é correto. Cada coisa tem seu tempo e a inevitavel data de validade. É preciso esperar que tudo se cumpra para que se possa colher  os frutos. O tempo é um marco importante no que se passa e observa. Senão imagine que alguem  tivesse rabiscado a história dos grandes feitos do século 15 algubs anos antes de encerrar-se o século, por exemplo em 1490, ou a história da década de 60 antes de seu encerramento em 1969, ou ainda fizesse considerações políticas no Brasil até o inicio de Dezembro de 1968. É as expedições lunares e o AI-5 não seriam siquer mencionados.

Assim é que precisamos nos aperceber que é importante acompanhar e absorver todos os atos  que compõe os acontecimentos e as circunstâncias do ambiente em que estamos vendo os acontecimentos se desenrolando neste nosso mundo.

Nossos pontos de referência tem-se modificado e aquelas coisas que nos davam referências tomaram outras formas, outros nomes e outras cores  nestes tempos de que nos distanciamos de nossa vivencia infantil , jovial e madura.

Lembro te um texto, a época que ouvi convenientemente o esqueci. Dizia mais ou menos o seguinte : “Você sabe que está ficando velho quando...”

-“Você avista uma bela jovem na fila do banco um pouco à sua frente sorrindo e balançando a cabeça para você. Então você vai falar com ela e ela te diz-: Tá lembrado de mim ? Era uma menina. Sou a Márcia , filha da amiga Carmem , que foi vizinha da sua mulher.”

-“Você esta na ilha que divide a avenida e espera os carros zunindo no farol aberta enquanto a jovem mocinha aparece do teu lado te observando e sorrindo. Quando o sinal fecha ela pergunta : O Sr. não quer ajuda para atravessar ?”

-Você é muito teimoso e pra frente e resolveu assistir Velozes e furiosos 16 ou algo “tipo” Jogos vorazes 7. Sai da sessão entre uma multidão de moças e rapazes discutindo o filme calorosamente e constata que na verdade não entendeu mais que 30% do filme.

Pois é isso. Podemos dizer também que :

“Você sabe que o Natal está chegando quando...”

-A Rede Globo avisa que Roberta Carlos gravará mais um Especial no Teatro Fenix.

-A Rede Globo avisa que já gravou mais uma vinheta com a música de Marcos Vale “Um novo tempo” com todo o seu Cast Global.

-Todas as lojas, jornais e sites anunciam uma Black Friday ou uma Week Friday ou um Month Friday

-Os comerciais anunciam que há chester e tender bolinha a venda nos supermercados

-o Bauducco é inimitável e o melhor panetone

-Não conhece nenhuma mensagem de Natal

-A midia quer te convencer a trocar de carro, comprar um smartfone ou fazer um dos 5000 cruzeiros oferecidos como o suprasumo da baba

-Aquele livro que você se propôs a escrever não teve nenhuma linha escrita

-Não recebeu e nem foi enlaçado por um abraço caloroso

-Não sabe cantar nenhuma cantiga de Natal

-Você não é mais imortal, não tem mais todas as respostas, mas lê os prognósticos dos astros que devem realizar-se ao virar a folhinha.

-Você não recebeu nenhum cartão de Natal ou os carteiros foram todos sequestrados ou o FaceBook foi entupido com um bilhão de mensagens.

 

Pode ser que os símbolos mudem, pode ser que a música se transforme, pode ser que a atmosfera seja outra e que a luz tremular das velas nes mesas não atraia mais deixando que a luz das imagens de LED seja o ponto de atração das antigas e das novas famílias.---  O mais importante é que tudo seja exercido com muito amor. É assim, simples assim, desgastado mesmo, mas necessário e suficiente, acompanhado de tua oração predileta, às vezes entrecortada e murmurada às escondidas, porem com sinceridade por favor. Afinal o principal homenageado espera esta atenção especial de ti, maior do que qualquer presente. Ele dá mais valor a ti do que qualquer presente que tu imagines.

O  encontro terminou. A vivência passou. O momento da despedida espera. UM FELIZ NATAL e UMA FELIZ PASSAGEM PARA UM NOVO ANO.para você e para todos que tu amas e que te rodeiam. Sou um deles e isto me é muio  importante.

De Rafael Cavalheiro para o Natal de 2014.

 

arvore

 

 

Voltar

topo