pergola canalfotofotofototopopinacotecaorquidarioorqemissariootakeleaobolsaingacopa

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (1772 votos)




ONLINE
1





--------------------------------

Visitantes até o momento:


Os primeiros homens na lua
Os primeiros homens na lua

“Este é um pequeno passo para o homen”,

um salto gigantesco para a humanidade". (Louis Armstrong.).

 

Foi num dia frio de Julho de 1969. Exatamente em 20 de Julho de 1969. Eu havia saído para dar uma volta a noite. Nas esquinas pessoas aglomeradas em discussões, algumas apontando para o alto onde no céu claro de inverno a lua brilhava em meio a muitas estrelas.

As missões que tornaram possíveis as viagens a Lua foram as missões Apollo, com seus foguetes Saturno fruto do gênio alemão de Von Braun, aquele das bombas V-2.

A missão Apollo XI foi a primeira que levou homens a Lua. Os astronautas tripulantes saídos do programa Gemini eram o comandante Neil Armstrong, o piloto do módulo de comando Michael Collins, e Edwin Aldrin Jr.  O piloto do módulo lunar.

Lembro que O módulo lunar chamava-se Eagle e o módulo de comando e serviço foi chamado que juntos foram chamados de Columbia.

A missão partiu no dia 16 de julho de manhã e entrou na orbita lunar em 20 de julho. A Eagle pousou na superfície da Lua na tarde daquele dia. Foi quando Armstrong pronunciou a frase “a águia pousou”.

Entrei em casa as 10 h da noite e na sala a TV transmitia em preto e branco a imagem do módulo pousado na Lua. Passavam por mim pensamentos e até um frêmito de orgulho por estar ali assistindo aquelas cenas históricas vistas por 600 milhões de pessoas.

Aquele ser primitivo e ignorante, quase um animal que tinha medo da noite e sentava-se junto ao fogo no fundo das cavernas, delas havia saído e evoluído. Agora com o domínio da tecnologia que usava estava para realizar o fato mais importante do século. Chegara até lá, no disco de prata que por milhares de anos observara e se perguntara de seu significado em sua trajetória de sua jornada humana.

Na pequena sala de nossa casa não me esquecerei da figura de minha avó, uma índia frágil e analfabeta sentada diante da TV pela primeira vez, que me recordo, observando com uma atenção enorme Armstrong pisar no solo lunar as 10:56 h dizendo as famosas palavras: "um pequeno passo para um homem, mas gigantesco para a humanidade”. Aldrin chegou as 11:15 e junto com  Armstrong permaneceu na Lua por duas horas.

Na cadeira de balanço de madeira e de palhinha trançada coberta com um xale para se agasalhar do frio seco que fazia. Vovó através de grossos óculos observava aquelas imagens transmitidas de milhares de quilômetros consciente de algo muito importante estava acontecendo para a humanidade e seu tempo.

Olhei para vovó, uma figura frágil, óculos de lentes muito grossas que tornavam seus olhos maiores ainda. Notei suas mãos tão enrugadas e trêmulas dos rigores da idade, entrelaçadas sobre o regaço. A expressão imóvel da índia anciã que não sabia ler nem escrever, mas que havia parado tudo o que fazia para ver e sentir o sonho inatingível do ser humano colocar-se literalmente debaixo de seus pés. Ela sabia da importância e senti que era um orgulho carregar o sangue e o espírito de seus antepassados.

Anos depois em uma manhã de 5 de Fevereiro de 1971 a Apollo 14 levaria os astronautas Shepard e Mitchell no módulo lunar Antares na Lua. Já estudante universitário notei que as pessoas não davam muita importância ao fato

No mesmo ano  em 26 de julho de 1971 a missão Apollo 15 leva pela primeira vez na Lua um veículo lunar especialmente projetado para andar em sua superfície. David Scott comandou a missão e pilotou o veículo. Muita gente nem se deu conta que a ficção já era uma realidade e que “haviam homens na lua naquele dia”.

A Apollo 17 foi a última missão do programa  em 6 de dezembro de 1972 Eugene Cernan levou o primeiro vôo tripulado  às montanhas Taurus e à cratera de Littrow. Essa foi segundo a Agencia Espacial Nasa a mais difícil alunissagem de todo o programa.

Anos depois pronunciando uma conferência sobre Inteligência Artificial perante técnicos e usuários dentre o público num Congresso Internacional da Sociedade dos Usuários de Computadores constatei com certa decepção que aqueles que se diziam técnicos não conseguiam se lembrar ao certo de quantas vezes o homem havia estado na Lua, de quantas vezes fora realizada o fato tecnológico quiçá mais importante de nossa era. E que fizera minha avó ficar parada em frente ao velho aparelho de TV numa noite de inverno de 1969.

 

 

Voltar navback

 

topo