Onde está o servidor

 

Quem lembra da AOL? ::Uma potência no mercado. Se você forçar a memória lembrará que a AOL tentou uma cartada de mestre. Nas revistas de informática você recebia um brinde inacreditável de horas de internet gratuita, 100, 500, 1000 horas só pagando uma revista.....Os CDs eram tantos que viravam pesos para papéis.

Isto aconteceu em 1999 e nesta ocasião a AOL dominava o mercado americano fazendo até uma aparição no filme Mensagem para você” onde divulga com bastante insistência uma interface atrativa e bem ilustrada.

A chegada dos provedores de acesso gratuito foi um golpe na estrategia equivocada da AOL Não se falava em banda larga é claro, mas no acesso por modem e telefone. Folha, Estadão, todos tinham e davam adeus aos seus serviços de informações por telefone jovens estudantes manipulando dicionários, Barsa e –se também com o s de livros.

clarkA AOL sucumbiu, o software era muito ruim. Tomava conta do PC e colocava o nome da AOL em tudo e as pessoas rejeitaram solenemente. O navegador da AOL caiu em desgraça e o mercado era dominado pelo Netscape. Quem tem mais de 30 anos não esquece o antigo bordão “download Netscape now”.

Também não vai deixar de lembrar do duelo da preferência Netscape e Internet Explorer da Microsoft. Entretanto o Netscape ficou e é usado até hoje com outros menores como o Opera.

.As coisas aconteciam com rapidez e simultaneidade.O primeiro provedor nacional teve início em 1990 e foi colocado em funcionamento  pelo IBASE o Instituto  Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Era o Alternex. O IBASE previlegia a atuação em rede pela cidadania contra a fome. Infelizmente era de um custo muito alto Instalar e comercializar um provedor era um alto custo

Ainda não havia a WEB nem o Windows e de 90 até 95 a solução para ter uma conexão eram as BBSs. Usando uma conexão telefônica e um provedor que podia ser o Alternex ou UUL estava-se conectado a uma BBS como Mandic por exemplo. Entretanto era só texto, troca de programa e informações e muita vezes tinhamos que ter a lista telefônica a mão para discar. Falava-se diretamente com o SysOp como muita vezes eu fiz. Isso era a Internet.

Eu o fiz Era na verdade a Era A.I.(Antes da Internet) Nesta ao invés do Dr. Googlea você não só tinha que dançar com uma lista telefônica com os números das empresas,amigos, bancos,fornecedores,etc.na verdade de todas as suas conexões de interesse.

 A web terminou com os BBS. Também o aparecimento dos provedores gratuitos.  Tudo tinha mais rapidez (sic) e era mais bonito na rede. O mundo substitui a comunidade local. Era a hora de ver a Nasa, o Louvre e a Disney. E alguns privilegiados tinham o correio elretrônico. Era uma boa meia hora para carregar uma pagina.

 Bem, no início da década de 90 a internet não era um negócio fácil. Tudo tinha que ser pago. O Eram horas pagas de osacesso a misterios provedores e tinha-se que desenbolsar uma nota preta para ter uma conta de email.. Rememorando, o email inventado por um tal de

Sabíamos que a web era uma teia e portanto uma rede. A web era a world wide web , a grande teia mundial, a www....então o futuro havia chegado ?

:Na busca pela informação li 2 livros em 2 dias. O assunto estava em toda a mídia e até o conceituado jornalista e comentarista econômico Joelmir Beiing dedica um texto inteiro ao assunto intitulado “A Rede das redes”. Então era mesmo sério: a estrada chegara ao  futuro.

Mário tirou os óculos que o transformavam em Clark, olhou para um monte de rostos boquiabertos e o gordinho Francisco coçando a cabeça....nós nos perguntávamos o tempo todo Onde está o servidor  ?????? !!!!!!!!!

Na Internet cada nó é um servidor e cada servidor é um nó.

Em 1957, o Ministério da Defesa Americana criou o ARPA (Advanded Research Projects Agency) para ajudar na segurança do país. Foi esse órgão que realizou o casamento do computador com a linha telefônica, do qual surgiu a aparnet, que seria avó da internet. No começo, o sistema operava com apenas 4 computadores e em pouco tempo já possuía 15 ramificações, possibilitando o envio e recebimento de e-mails.

  O primeiro e-mail foi enviado pela rede em 1972, um ano antes de Vint Cerf, o pai da internet, apresentar a idéia de rede mundial num congresso nos Estados Unidos. Porém, o nome internet só seria usado em 1982 para definir um conjunto de redes que utilizam o protocolo TCO/IP.

   Em 1975, dois jovens desistem dos estudos em Harvard e iniciam uma sociedade visionária com base nas idéias de Cerf. Eles imaginaram que se aquilo desse certo todas as casas teriam no futuro computador e seria necessário um programa para organizar o conteúdo desses aparelhos domésticos. Um desses jovens era Bill Gates, dono da multimilionária Microsoft, produtora do programa Windows.

     As escolas rapidamente aderiram ao sistema, criando em 1979 a usenet, que de principio ultrapassou mil unidades, conectando centenas de universidades. Em 1988 veio o primeiro vírus que afetou sozinho 6 mil sub-redes das 60 mil existentes.

    A década de 90 trouxe, então o primeiro provedor comercial world.std.org. Este foi o fim da arpanet e o início da sigla WWW ( World Wide Web). A internet era agora um domínio público e fechava o século 20 com mais de R$ 150 milhões de usuários, número que poderá chegar a 1bilhão até 2010.

 

Voltar navback