pergola canalfotofotofototopopinacotecaorquidarioorqemissariootakeleaobolsaingacopa

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (1654 votos)




ONLINE
1





--------------------------------

Visitantes até o momento:


Longa jornada noite a dentro
Longa jornada noite a dentro

 

"O trem é um monstro de olho famejante que vara a noite cheia de silêncio. Há uma quietação infinita por toda a parte. A natureza dorme. As paisagens sonham com o eco......só o espírito está em vigília. E o maquinista também........ Santo Amaro....Cachoeira.........Nomes que cantam dentro da treva imensa......Quatro horas. Madrugada alta. O trem aproxima-se de Santa Maria. Tenho a impressão de que sou um enorme bloco de gelo. Os passageiros dormem.O trem diminui a marcha até parar de todo. O carro está imóvel dentro da noite frigidíssima. É preciso deixar o trem. Os homens descem enrolados em mantas, afogados em sobretudos a prova de bala.....O próprio empregado do trem tirita. Estamos alguns graus abaixo de zero. Santa Maria, um pedaço da Sibéria esquecido no Sul do Brasil. Terra boa, gente boa, frio sórdido....Clube do Comércio,Clube Caixeiral, União dos Caixeiros Viajantes, Quartel do 7º R.A.M. Hospital Militar....Quanta coisa bonita e moderna, digna de se ver e contar! Mas o frio é medonho".

( "Pampas e Coxilhas Impressões do Rio Grande do Sul" de autoria do carioca Berilo Neves e que narra um episódio de sua viagem a Santa Maria em pleno inverno de 1932.)

 

 Santa Maria é o coração do Rio Grande do Sul. Fica no centro do estado e está dituada sobre uma grande quantidade de sítios arqueológics Foi lá que foi retirado e montado o primeiro dinossauro brasileiro. A cidade é considerada uma cidade universitária devido a Universidade de Santa Maria, mas há diversas universidades e escolas de paleontologia.

No pricípio do século 20  uma companhia belga de ferrovias lá instalou naquela cidade um o seu centro de operações e habitações para funcionários nos moldes de Paranapiacaba cujo nome é Vila Belga tombada como patrimônio histórico de de Santa Maria.

Ad obras do caminho de ferro  se iniciaram no século 19 e depois de 30 anos alcançaram Uruguaiana. A linha no inicio não atingia Porto Alegre. Terminava em um vilarejo perto de Taquari. O aproveitamento de parte de traçado entre Porto Alegre e Nova Hamburgo e o trecho de Taquari acaba formando  uma conexão integral da fronteira Uruguaia a capital gáucha.

A estação uruguaia é um folclore incomparável. Uma quantidade imensa de peões, modernos tropeiros sempre carregando enormes cestoes com galinhas, cachorros e até porcos espalham-se pelas plataformas da composição da maior linha férrea brasileira por volta da meia-noite ainda em terra uruguaia para uma jornada de doze horas.Há também o indefectível bando de turistas empobrecidos e muitos alemães. O povo vaqueiro carrega a cuia de chimarrão e usa palas compridas que esconde armas. Certas ocasiões houve até vagões-escoltas devido a um grande movimento de tupamaros em exito de Montevidéu.

As malas e gaiolas, junto com as troxas de pano são aboletadas nos guarda-malas, mas não há garantia que chegarão ao destino.

Asprimeiras horas da madrugada percorre-se uma grande extensão de terras e planíces onde manadas de gado circulam levadas por tropel de cavalgadas e pode-se ver a habilidade dos vaqueiros boleando gado em debandada. O frio é intenso na madrugada dos pampas e só é possível sair na parte das plataformas de fundo do vagão com cobertures de pele sobre o corpo.

É usual o atrazo da trem por tempos indeterminados pela passagem de boiadas sobre os trilhos geralmente em proximidade de vilarejos. Tais vilarejos não contem mais que a cadeia, a capela, um cemitério e um bar tipo "saloon" com intenso movimento noturno. Outro motivo de atrazo é o congelamento da água das pipas que alimenta a locomotiva. As vezes a agua só é recuperada com o calor das fogueiras que são instaladas por perto. O calor é aproveitado para um puchero.

 A aurora no pampa combina força e beleza num espetáculo cênico único resgando o gelo intenso da madrugada vencido subitamente transformando a manhã num calor insuportável onde o barro vermelho vai se tornando uma poeira  que invade os vagões e perdura até Nova Hamburgo, Canoas e Porto Alegre.

No dia 02 de fevereiro de 1996, partiu o último trem de passageiros de Porto Alegre com destino a Uruguaiana e no dia 04, este mesmo trem retornou a Porto Alegre. Foi essa a derradeira viagem de um trem transportando passageiros no Estado do Rio Grande do Sul. Todas as outras linhas de passageiros já tinham sido desativadas nesta época.

 

Voltar navback

 

topo